domingo, 29 de janeiro de 2017

Para o vazio que fica





A pessoa se foi. Fechou a porta, tchau, bye bye. Aquele ser humano que fazia parte dos seus dias, que era uma pequena (ou grande) parte de você, simplesmente partiu. Por escolha própria ou por incongruência, ela não está mais ali.

Quem passa por isso conhece o vazio que fica. Experimenta, goela a baixo, o sabor amargo da rejeição. Consegue ouvir o silêncio ensurdecedor depois da partida de quem se ama. E agora?

É difícil ter clareza mental quando o desejado objeto de amor se evapora diante de nossos olhos. Este é o bizarro momento em que a pessoa magicamente passa a ter mais qualidades do que imaginávamos, e a nossa pobre vida perde boa parte do sentido.

A fossa é um mercado lucrativo. Há livros, programas de TV, músicas e até workshops que visam ajudar quem quase morre de amor. Isso só prova o quanto sofremos disso. É universal.

Só que é muito mais simples - porém não sem dor - do que toda essa auto ajuda indica. Para o vazio que fica, sugiro um olhar demorado pra dentro. Diferente do que muitos fazem por aí, se atropelando e tomando a vida em um gole só, varrendo para debaixo do tapete toda a tralha emocional. Eu, se puder opinar, sugiro o "tempo-próprio", que é aquele voltado pra si mesmo. O tempo usado de forma inteligente tem funções pra lá de curadoras. O tempo transforma, reforma, reconstrói.

Para o vazio que fica, preencha-se de si. Olhar pra dentro, pra onde machuca, é extremamente revelador. É desconfortável, mas como dizia Jung, "O sofrimento precisa ser superado, e o único meio de superá-lo é suportando-o".

Para o vazio que fica, em vez de encher-se dos conselhos de cada criatura que convive com você, ouça a sua própria voz. A nossa consciência nunca falha, mas a mente nos engana, prega peças, nos confunde. Um olhar demorado pra dentro é ativar a consciência maior e perceber do que somos feitos. Somos únicos, completos e o vazio não é nada. Literalmente.

Texto: Stéphanie Waknin

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...