segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Vinícius de Moraes, o Poetinha


No dia 19 de outubro de 1913 nascia Vinícius de Moraes, um dos maiores poetas e compositores da música brasileira.

Natural do Rio de Janeiro, ele foi também diplomata, dramaturgo e jornalista.

Apelidado de “poetinha” por Tom Jobim, tinha fama de boêmio e de grande conquistador, tanto que se casou com nove mulheres.

Sua produção artística é grande e variada, com criações musicais, teatrais, literárias e cinematográficas.

Entre seus grandes parceiros estão Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto, Pixinguinha, Carlos Lyra e Edu Lobo.

Também era amigo de outros escritores e poetas como Manuel Bandeira, Carlos Drummond, João Cabral de Melo Neto e Pablo Neruda.

Por conta de sua carreira diplomática, morou em Los Angeles, onde estudou cinema com Orson Welles e Gregg Toland, em 1947.

Mais tarde, em 1958, deu início ao movimento da bossa nova com o LP Canção do Amor Demais, com músicas suas e de Tom Jobim, cantadas por Elizeth Cardoso.

No disco, destaque para a batida inovadora do violão de João Gilberto.

Entre as canções, está "Chega de Saudade", que marcou o início do novo estilo musical brasileiro, que ganharia fama internacional.

Em 1959, lançou o LP Por Toda Minha Vida, outra parceria com Tom Jobim, interpretado pela cantora Lenita Bruno.

No mesmo ano, o filme Orfeu Negro, que teve Vinícius de Moraes como roteirista, ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro.

Em 1962, ele, Tom Jobim e João Gilberto fizeram um show no Rio onde foram lançados grandes sucessos como "Garota de Ipanema" e o "Samba da bênção".

Tempos depois, em um outro show na capital fluminense, montou a peça “Pobre menina rica”, que lançou a cantora Nara Leão.

Dois anos depois, fez show de grande sucesso com o compositor e cantor Dorival Caymmi, na boate Zum-Zum (no Rio), onde lançou o Quarteto em Cy.

Em 1967, ocorreu a estreia do filme Garota de Ipanema e, em 1969, foi exonerado do Itamaraty.






Um lugar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...