domingo, 11 de outubro de 2015

Tom Zé - Compositor e Cantor


Antônio José Santana Martins, mais conhecido como o cantor e compositor Tom Zé.

Ele participou ativamente do movimento musical Tropicália, nos anos 1960 e, a partir de 1990, ganhou fama internacional após ser “descoberto” pelo músico David Byrne (ex-Talking Heads).

Nascido em uma família que ficou rica por conta de um bilhete premiado de loteria, Tom Zé começou a se interessar por música quando era adolescente e iniciou seus estudos de violão.

Mais tarde, morando em Salvador, ele se uniu a Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia e Djalma Corrêa no espetáculo Nós, Por Exemplo nº 2, no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Em 1968 gravou o disco "Grande Liquidação" e também participou do álbum “Tropicália ou Panis et Circensis”, do mesmo ano.

Contudo, por conta de diferenças com os demais integrantes, se afastou do movimento da Tropicália.

Nas décadas de 70 e 80 seus trabalhos não despertaram a atenção do grande público.

Tom Zé voltou a ficar em evidência no final dos anos 80 em diante quando caiu nas graças do músico David Byrne, que lançou sua obra nos Estados Unidos.

Lentamente, sua carreira foi se recuperando e Tom Zé passou a atrair plateias da Europa, Estados Unidos e Brasil, especialmente após o lançamento do álbum “Com Defeito de Fabricação”, em 1998.

Em 2006, foi lançado o filme Fabricando Tom Zé, um documentário de Décio Matos Jr, sobre a vida e obra do músico.








Um lugar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...